RADIO BARREIRITTO CAIPIRA

Radiobarreirittocaipira

terça-feira, 27 de janeiro de 2015

O MOÇO DO BERRANTE 
( VALTAIR BERTOLI ) 13/1/2014

Foi la no Mato Grosso , num transporte de boiada
que eu conheci um moço , quando seu berrante tocava
vi que ao seu redor , muita gente se ajuntava
só pra poder lhe ver , enquanto o seu berrante repicava

era um rapaz bem jovem , demostrava pouca idade
quando me aproximei notei , que era um morador de cidade
curioso lhe perguntei , onde tinha aprendido a tocar
naquele instante pude perceber ,um brilho diferente em seu olhar

apressado me respondeu ,que aquele dom tinha herdado
que vinha de sua familia , dos que foram boiadeiro no passado
que morava na cidade , e sempre que o seu berrante tocava
se sentia como se ele fosse , o ponteiro da boiada

disse que estava doente , e o Mato Grosso veio visitar
queria pisar no chão do seu passado , onde os avos foram criados
e que tinha um grande sonho , para poder ainda realizar
queria seguir numa empreitada , e o seu berrante bem alto na estrada poder repicar

fiquei muito emocionado , depois daquilo tudo ter escutado
um convite a ele fiz , pra ir comigo numa empreitada
eu tinha ali bem perto , uma boiada grande parada
tinha até o outro dia , pra tirar ela da invernada

ele seguiu comigo , até aquela invernada
quando viu a boiada , deu até umas risada
ergueu o seu berrante e quando pegou a tocar
vi ele perdendo a cor começou a desmaiar

e devagar ele foi se deitando , com o seu berrante ainda repicando
deitado ali naquele chão , mais nada eu pude fazer
seus olhos ja estava virado sua respiração nem pude perceber
e o seu jovem coração , tinha tambem parado de bater

esse fato aconteceu a muitos anos passado
quando o estado do Mato Grosso ainda nem tinha separado
hoje sou um velho peão que ja se encontra aposentado
e nunca mais em minha vida ,ouvi ninguem tocar um berrante

num toque tão apurado
como aquele rapaz tocou
um dia la no meu passado

Nenhum comentário:

Postar um comentário